Estamos na reta final do Brasileirão 2023 que, surpreendentemente, poderá ser o mais disputado da história dos pontos corridos, e a disputa tende a ser ferrenha também pela artilharia do campeonato. Acima, um gráfico com a evolução rodada a rodada dos jogadores que, após a 33ª rodada, têm 10 gols ou mais na competição. Para melhor visualização, você mesmo pode escolher os jogadores que quer ver no gráfico e comparar o desempenho de dois ou mais atletas. Basta seguir as orientações.

O gráfico será atualizado rodada após rodada até o fim do Brasileirão 2023, então você pode voltar aqui sempre que quiser para ver o desempenho dos jogadores!

Abaixo, alguns destaques sobre o desempenho de alguns atletas:

  • O desempenho de Tiquinho Soares parece estar diretamente relacionado com o desempenho do Botafogo. Quando o artilheiro do Fogão parou de fazer gols, na 28ª rodada, o time também parou de pontuar. O Botafogo deixou Grêmio, Bragantino, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG encostarem na tabela. Tiquinho deixou Paulinho encostar nele e, na 33ª rodada, ultrapassá-lo. Após 33 rodadas, Tiquinho Soares perdeu o posto de artilheiro, assim como o Botafogo perdeu o posto de líder isolado.
  • A linha ascendente de Vitor Roque, do Athletico-PR, era a que mais se aproximava de Tiquinho Soares. Porém, na 24ª rodada, a estrela do Furacão rompeu os ligamentos do tornozelo direito. A grave lesão fará com que Vitor Roque permaneça até o fim do campeonato com 11 gols, marca alcançada na 22ª rodada. O desempenho de Vitor Roque era tão acima da média que demorou mais três rodadas para que Marcos Leonardo o alcançasse, e mais 10 rodadas para que o astro Luisito Suárez chegasse aos mesmos 11 gols.
  • Enquanto Tiquinho estagnou, Paulinho cresceu muito de produção após a 27ª rodada. Nas últimas sete rodadas, Tiquinho marcou uma vez, enquanto que Paulinho balançou as redes sete vezes. Aliás, a dupla mineira funciona bem, pois o Galo é o único time que possui dois jogadores no gráfico. Hulk e Paulinho, juntos, marcaram por sete rodadas consecutivas.
  • Três jogadores com 11 gols tiveram períodos em que marcaram muito. Deyverson, do Cuiabá, marcou nove gols em 12 rodadas (da 7ª à 18ª), o equivalente a 81% dos gols dele no campeonato; Robson, do Coritiba, marcou cinco gols em cinco rodadas (da 29ª à 33ª), 45% dos gols; e Pedro, seis gols em nove jogos (da 25ª à 33ª), 54% dos gols dele na competição.

Com o transcorrer do campeonato, mais tópicos surgirão por aqui. Até mais!